VISITANTES

estatisticas gratis

Usuários Online

quinta-feira, 21 de março de 2013

CRÔNICA: AUTISMO, UMA NOVIDADE PARA MIM



Outono de 2011. Acontecia pela primeira vez, a Bienal do Livro em São José dos Campos. Fui convidada a expor algumas pinturas no estande da JAC Editora, só pra enfeitar ainda mais aquela arena de ricas palavras e ali, me deparei com uma mulher distinta, discreta, olhar sincero, claro como duas contas d’água, começamos a nos conhecer... Era a escritora Raquel Correia.


Olhava atentamente para as poucas obras que eu ali, havia exposto. Num dado momento, lançou-me um desafio: “Sonia, você gostaria de ilustrar um livro para mim?” Pensei: “Nossa! Nunca fiz nada parecido! Ter de criar personagens, cada qual com uma personalidade, criar cenários para eles, colorir, dar vida! Que responsabilidade!” No primeiro momento, confesso que tive medo de não dar conta. Lhe falei da minha ignorância sobre o tema de seu livro, cuja história falaria sobre inclusão de crianças com autismo. O que seria isso?


Decidi aceitar o desafio. Me mandou o texto, me interei do assunto e da sua importância. Procurando informações, descobri que o Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. Confesso, não foi tarefa fácil, mas logo estava contagiada pela missão que eu tinha.


Dias depois, descobri que estava grávida, aos 42 anos! Tudo correu bem, graças à Deus. Hoje tenho plena certeza de que meu filho, de dentro de meu ser, me inspirou porque quando olho para uma das ilustrações, onde o personagem autista está de costas, escovando os dentinhos, vejo as mesmas bochechinhas no meu filhote!


A Autismo foi reconhecido como deficiência pela ONU em 2010. O Brasil esta se mobilizando; o movimento Pro-Autista realizou o II Seminário Paulista do Espectro Autista no dia 26 de Março de 2011, onde se discutiu uma legislação igual aos direitos para as pessoas com Autismo. E o dia 02 de Abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.


Em função de tudo isso, é louvável o trabalho de pessoas com a escritora Raquel Correia, que está se dedicando a levantar bandeiras em prol desta conscientização diante das autoridades e da população.


O Autismo é representado por uma fita feita de peças de quebra-cabeça, representando o mistério e a complexidade dessa patologia, é um símbolo mundial.


Agora o autismo não é mais uma novidade para mim e sim, uma necessidade de fazer as pessoas acolherem e cuidarem com amor de quem vive essa diferença, porque “QUEM AMA NUNCA DESISTE”.




Sonya Mello


3 comentários:

  1. QUE LEGAL ! FICO MUITO FELIZ POR ESTA FASE EM SUA VIDA. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO ABRAÇOSS

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sônia, tudo bem.
    Sou a Débora fiz um curso de artes, com você.
    Parabéns pelo seu filho ele é lindo.
    Parabéns pelo seu trabalho, as obras de artes, os poemas, estão lindos

    ResponderExcluir
  3. Débora, vc é aquela garota simpática que fez o worshop com Lindsay, não é isso? Deixa seu email ou Face pra gente conversar... Bj e obrigada pela mensagem.

    ResponderExcluir