VISITANTES

estatisticas gratis

Usuários Online

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CRÔNICA : TUDO TORTO


Gosto de casa organizada, cada coisa no seu lugar, cheirinho de limpeza no ar, um vaso de flor aqui, um bibelô ali, tapete, tudo nos conformes.

Mas de uns dias para cá, aconteceu uma novidade: meu bebê de pouco mais de 1 aninho começou a andar! Ele agora, quer explorar todos os cantos da casa, todos os objetos da casa, quer descobrir o que se esconde por trás das portas dos armários, por dentro das gavetas, como se abre e se fecha as portas, o que a irmã está comendo, o que o papai está consertando, o que a mamãe está fazendo.

Sumi com os vasos decorativos da estante, sumi com os tapetes (quem precisa deles agora?), todas as manhãs, quando ele acorda, desconfiguro o layout da sala, os sofás se fecham formando uma grande arena de acesso seguro para meu bebê, papai colocou porta de vidro e trinco em frente aos aparelhos de som, porque mexer nos botões era sua atividade preferida na sala. Mas foi inútil. Ele, observador que é, aprendeu a abrir o tal do trinco! Apelei para durex em cima do trinco! Brinquedos ele já tem o suficiente para brincar com 10 crianças do tamanho dele. Eu os dividi em grupos e os substituo toda semana pois, ele enjoa dos mesmos com muita rapidez. E é interessante como ele se interessa pelo brinquedo de novo, depois de um tempo sem vê-lo! Bobagem é ficar comprando tudo o que vemos nas lojas!

Experimentei colocar um canal educativo na TV com desenhos apropriados e nada violentos. Ele até olha para a TV... por 5 segundos, depois se volta para o que estava fazendo. Mas quando coloco música, ele se chacoalha todo e faz movimentos com a mãozinha e parece querer cantar. Ele é um dos meus!

Já manifesta vontades pelo sim e pelo não. Já não come exatamente todos os alimentos que ofereço, e nem na hora que ofereço.

É sensível às artes. Quando vê minhas pinturas, aponta com o dedinho mostrando uma por uma. Se mudo alguma de lugar, ele percebe! Vejo a mesma percepção das artes, fora de casa. Logo estarei pintando com a parceria dele!

Palavras ele já criou várias, só que ainda não entendo o que significam. Mas tem uma que entendo instantaneamente: "mãmã"!

Olho para ele e percebo o milagre de Deus se fazendo em nossas vidas, me preocupo com as palavras e com os exemplos que estarei oferecendo a ele no dia a dia. Me preocupo em ensiná-lo a cuidar da natureza, respeitar os pais, os futuros professores e os companheiros de jornada, seja ela qual for, me preocupo em despertar nele o interesse pelos livros para que descubra o mundo antes mesmo de descobrir os “iPAD, iPOD” e os “Aí Não Pode” da vida!

Quanto à desordem eminente na minha casa, ah, isso vai passar. Logo, logo ela vai se concentrar num único ambiente da casa: o quarto dele! Mas também vou me preparar para ouvi-lo dizer: “mamãe, sabe os seus quadros? Tá tudo torto!”

Autora: Sonya Mello

01/02/2013

00:57h


Ele já protege os animais...



Sobe pelas paredes....



E é uma criança muito feliz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário